SOBRE

A Revista Fronteiras Plurais é uma publicação acadêmica semestral que se propõe divulgar a produção do conhecimento em humanidades produzido pelos mais diversos pesquisadores dessa área do conhecimento. A revista é coordenada e editada por Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA (Campus Grajaú e Imperatriz), em parceria com pesquisadores de diversas instituições de nível superior.

Pensando em construir um meio de divulgação do conhecimento interdisciplinar e o mais diverso possível, a revista se propõe congregar em torno de si pesquisas das áreas de Sociologia, História, Antropologia, Geografia e Linguística.

Artigos, resenhas, entrevistas e ensaios são produções recebidas pela revista, tendo em vista construir uma plataforma de divulgação que incorpore produções de diversas matizes e searas do conhecimento, em torno de dossiês temáticos que versarão por temáticas comuns às áreas anteriormente mencionadas.

 

FOCOS E OBJETIVOS

A revista tem como foco principal a divulgação de conhecimento cientifico produzido dentro do âmbito das humanidades.

 Outra finalidade proposta é alavancar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, especificamente o Campus Grajaú e Imperatriz, como polo irradiador de uma cultura acadêmica de grande expressão dentro do cenário acadêmico nordestino. As contribuições deverão ser, todas elas, inéditas e enviadas em português. As avaliações serão realizadas por pelo menos dois avaliadores ad hoc.

 A política de acesso da revista é livre, tendo como fundamento de sua existência a publicização dos conteúdos, por ela publicados, de maneira gratuita e sem nenhum custo ao leitor.

 

TUTORIAL PARA AUTORES

 A revista Fronteiras Plurais é formada por núcleos temáticos, com abertura para contribuições de trabalhos dentro desses núcleos temáticos referidos. As contribuições deverão ser encaminhadas dentro do prazo estabelecido e deverão atender aos requisitos exigidos pelos padrões de publicação disponibilizados pela revista.

Os artigos podem ser escritos apenas em língua portuguesa, com resumo em Português e em outra língua (Inglês, Francês ou Espanhol).

 

COMUNICAÇÃO COM OS AUTORES

A revista se comunicará com os autores via email, acerca da aceitação ou não do seu manuscrito submetido.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

Os trabalhos devem conter:

  • Título: deve estar em português.
  • O texto deverá ser digitado em Word, espaço 1,5, fonte Arial tamanho 12, margens 2,5 cm, tendo no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas.
  • Resumo (em português) e Abstract, ambos com no máximo 20 linhas, com indicação de 5 (cinco) palavras-chave e keywords, respectivamente;
  • Referências bibliográficas,    de    acordo    com    as    normas    da    ABNT atualizadas;
  • Os trabalhos submetidos à Revista devem ser enviados pelo sistema da revista.

 

 TUTORIAL PARA AVALIADORES

Os artigos serão encaminhados aos pareceristas de acordo com suas disposições teóricas e afinidades intelectuais de avaliação.

Os manuscritos serão enviados por email.

As formas de avaliação serão estabelecidas pela equipe técnica, de acordo com as formas de compactação eletrônica da página da revista.