ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROFESSOR AIRTON DOS REIS PEREIRA À REVISTA FRONTEIRAS PLURAIS.

  • Gleison Maia Lopes Universidade Federal do Ceara (UFC)
  • Magno Michell Marçal Braga Universidade Federal de Pernambuco
  • Dhiogo Rezende Gomes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Cauê Vieira Morgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Resumo

ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROFESSOR AIRTON DOS REIS PEREIRA À REVISTA FRONTEIRAS PLURAIS.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceara (UFC). Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, Sociabilidade e Conflito social. Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cidade e Cultura (GEPECC).

Currículo Lattes (Gleison Maia Lopes)

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), com ênfase em história do Norte/Nordeste no Brasil republicano. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas - IFAL e Doutorando em História na Universidade de Coimbra. Membro do grupo de pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira.

Currículo Lattes (Magno Michell Marçal Braga)

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professor efetivo de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA (Campus Grajaú), onde foi o primeiro Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (NEABI - Gestão 2017-2019). É professor colaborador da Pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Campus Grajaú). Atua como professor formador no projeto Saberes Indígenas na Escola (MEC), direcionado a professores indígenas da educação básica, coordenado pela rede de universidades UFMA-UFT-UFG. Pesquisa a temática indígena no ensino de História, educação escolar indígena, povos indígenas e regime civil-militar (1964-1985), territorialização e territorialidade indígena, indigenismo, relações interétnicas e etnicidade.

Currículo Lattes (Dhiogo Rezende Gomes)

##submission.authorWithAffiliation##

Possui mestrado em Planejamento do desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (2014) e graduação em História (bacharelado e licenciatura plena) pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é doutorando em História pela Universidade de Coimbra e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cidade e Cultura (GEPECC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia contemporânea. Atua principalmente com os seguintes temas: movimentos sociais, educação escolar indígena, luta por moradia e política habitacional no Brasil.

Currículo Lattes (Cauê Vieira Morgado)

Publicado
2019-02-04
Como Citar
LOPES, Gleison Maia et al. ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROFESSOR AIRTON DOS REIS PEREIRA À REVISTA FRONTEIRAS PLURAIS.. Revista Fronteiras Plurais, [S.l.], v. 1, n. 01, fev. 2019. Disponível em: <http://www.revistafronteirasplurais.com/revista/index.php/fronteirasplurais/article/view/21>. Acesso em: 16 out. 2019.