Televisão e cultura local

o Arte Nativa e as representações de Imperatriz

  • Alan Milhomem da Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a representação da cultura de Imperatriz no Programa Arte Nativa, veiculado nos anos de 1987, 1988 e 1989 na antiga TV Imperatriz, atual TV Mirante. Utilizou-se do método de análise de conteúdo para identificar como a cultura era representada no programa e como isso ajudou no processo de construção da identidade local. Com base nos estudos sócio-antropológicos de cultura, identidade e comunicação, foram destacados os processos de mediação da televisão na construção/reforço das identidades locais. Constatou-se que o Arte Nativa é resultado do momento cultural vivenciado pela cidade na década de 1980. O programa se configurou como um espaço para a projeção dos artistas locais e da cultura de Imperatriz, reforçando elementos que fazem parte das identidades características da cidade, como a de um lugar marcado pela religiosidade, pela diversidade de pessoas e voltada para o Rio Tocantins. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista Capes. Especialista em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (UFMA). Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do grupo de pesquisa Jornalismo e Multimídia (UFT-CNPq). Integrante do grupo de pesquisa Convergência e Narrativas Audiovisuais (UFMA-CNPq). Editor de conteúdo do Portal Imirante Imperatriz (2013 - 2016). Bolsista do projeto de extensão Na Cadeira do Dj (2012-2013). Bolsista do PET Conexões de Saberes (2011). Bolsista do Programa Conexões de Saberes (2010). Integrante do Projeto ComCultura (2010 - 2011). Experiência nas áreas de: Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Telejornalismo.

Currículo Lattes

Publicado
2019-02-04
Como Citar
DA SILVA, Alan Milhomem. Televisão e cultura local. Revista Fronteiras Plurais, [S.l.], v. 1, n. 01, fev. 2019. Disponível em: <http://www.revistafronteirasplurais.com/revista/index.php/fronteirasplurais/article/view/6>. Acesso em: 24 ago. 2019.