Mão Negra: Análise do discurso de uma notícia do jornal "Olé"

  • David Durval Vieira INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
  • Bruno Amorim Pantoja Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Resumo

O presente artigo tem por finalidade fazer uma análise da manchete do jornal argentino “Olé” acerca do uso da expressão “mão negra” e da imagem do árbitro José Argote, em uma notícia sobre o resultado de um jogo de futebol da Taça Libertadores da América de 2016, entre Atlético Nacional e Hurácan. Para tanto, faz-se necessário um amparo das teorias de análise do discurso ancoradas nos autores Bakhtin, Fiorin, Marx e Van Dijk. Essa análise foi feita com base na frase destacada na capa do jornal “Olé”, intitulada “Mano Negra”, que foi publicada no dia 4 de maio de 2016.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura plena) pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010), mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA (2015), e especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA (2017). Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em História do Brasil republicano; História da Amazônia; História e Cultura Afro-brasileira; e Educação Profissional, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: sociedade e natureza; modernização e cidade; trabalho e cotidiano; educação e cidadania; concepções de currículo. Atualmente, é professor de História do IFPA, líder do grupo de pesquisa "Diversidade étnico-racial, saberes tradicionais e educação na Amazônia", e membro do grupo de pesquisa "Meio ambiente e saúde coletiva", ambos do IFPA - Campus Parauapebas.

Currículo Lattes (David Durval Vieira)

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2009), é especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal Tecnológico do Pará e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Pará (UFPa - PROFHISTÓRIA). Faz pesquisas sobre as questões etnicorracias no Município de Castanhal, além de pesquisas na área das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico no Ensino de História, com enfase na rede social Facebook. Atualmente é professor concursado da Prefeitura Municipal de Castanhal e do colégio Centro de Estudos Impacto.

Currículo Lattes (Bruno Pantoja)

Publicado
2019-02-04
Como Citar
VIEIRA, David Durval; PANTOJA, Bruno Amorim. Mão Negra: Análise do discurso de uma notícia do jornal "Olé". Revista Fronteiras Plurais, [S.l.], v. 1, n. 01, fev. 2019. Disponível em: <http://www.revistafronteirasplurais.com/revista/index.php/fronteirasplurais/article/view/13>. Acesso em: 24 ago. 2019.