[Re]sistindo: Reciprocidade de saberes e experiências entre povos Guajajara e Tremembés na cidade de Acaraú-CE

Autores

  • Ana Kélia de Sousa Viana Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Bruna Silva Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Joicelene Ramos Bastos
  • Maria Dedita Ferreira de Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA
  • Nilson Almino de Freitas Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

A exposição buscou direcionar olhar para o primeiro intercâmbio de conhecimentos indígenas do Nordeste, o evento “Entre Povos: Partilhando saberes sobre educação para a gestão ambiental e territorial indígena” nos dias 7 e 8 de julho de 2016. Nasce com a necessidade de produzir debates em terras indígenas através de rodas de conversas com lideranças indígenas e a feira de sementes crioulas visando a troca de experiências e segurança alimentar.

Biografia do Autor

Ana Kélia de Sousa Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduanda em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Bolsista de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Currículo Lattes (Ana Kélia de Sousa Viana)

Bruna Silva Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2017) e Mestrado em Antropologia pelo Programa Associado de Pós-graduação UFC-UNILAB (2019). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia urbana, gênero e sexualidades.

Currículo Lattes (Bruna Silva Araújo)

Maria Dedita Ferreira de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA e bolsista do Programa PIBIC- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no projeto intitulado "Cidade, bairros e memória: percepções parcial e histórias da cidade e Sobral contada por seus moradores". Integra a equipe do Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas - LABOME e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis- GEPECJU e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará - GEPECCE. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia Visual e interesse nas seguintes temáticas: memória, cotidiano, cidade, espaço urbano e culturas infantojuvenis.

Currículo Lattes (Maria Dedita Ferreira de Lima )

Nilson Almino de Freitas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Já foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa e Estímulo a Interiorização da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - BPI/FUNCAP. Foi membro do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia CAV/ABA (gestão 2017 e 2018). Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Associado N da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pesquisador Associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ, professor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e antropologia visual. Tem experiência também com temas relacionados a Geografia Humana, especialmente com geografia não representacional. Atua principalmente nos seguintes temas: cotidiano, cidade, cultura, memória, patrimônio cultural e espaço urbano. Coordena o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome, arquivo de documentos orais e imagens da UVA, coordena o evento anual Visualidades que é uma mostra de documentários, exposições fotográficas e de artes plásticas, vinculados à pesquisa e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará - GEPECCE.

Currículo Lattes (Nilson Almino de Freitas)

Downloads

Publicado

2019-02-04